Os times Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras venceram o Nacional neste domingo (01), no Distrital do Inamar, em Diadema (SP), pela 6ª rodada do Campeonato Paulista. A competição estadual pausa por alguns dias e retorna somente em 29 de julho, quando o Verdão enfrenta o Taboão da Serra, fora de casa.
No primeiro duelo do dia, o Sub-11 atropelou o adversário pelo placar de 6 a 0. Os gols palestrinos foram marcados por Lucas Astolfi (4), José Henrique e Vinicius Lima. A equipe está na terceira colocação do Grupo 5 da categoria, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e um revés).
Já o Sub-13, com o triunfo por 3 a 0 diante do Nacional (gols de Fabinho (2) e Lucas Pássaro), segue mais líder do que nunca do Grupo 5. Invicto, o time chegou aos 16 pontos (cinco vitórias e um empate) e abriu dois em relação ao segundo colocado, São Paulo, que empatou com o Taboão da Serra na rodada. Vale lembrar que a equipe tem o melhor ataque da chave com 29 gols marcados.
Nesta edição, os 46 clubes participantes foram divididos em seis grupos, sendo eles compostos por oito ou sete equipes. O Alviverde está no Grupo 5 e terá pela frente Portuguesa, Taboão da Serra, Grêmio Osasco, Audax, Nacional, Oeste e São Paulo. Após jogos em turno e returno, os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para as oitavas de final, iniciando-se as fases de mata-mata.
Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições - o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações - a pausa do intervalo não entra nesta conta.
No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato da competição na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. Já o Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. Além do título da Copa Bellmare, no Japão, os garotos de 11 anos foram campeões da GO Cup, maior torneio de base da América Latina neste ano.