O Brasil encerra sua participação no 26º Campeonato Mundial de Handebol Adulto Masculino entre as 10 melhores equipes do mundo. O 9º lugar nesta edição de 2019, disputada na Alemanha e Dinamarca representa a melhor colocação na história do handebol masculino brasileiro. Com cinco vitórias e três derrotas, o time brasileiro conquistou a colocação inédita.
O próximo grande compromisso da seleção masculina será no meio do ano para a disputa dos Jogos Pan-americanos 2019, que será realizado em Lima, no Peru, quando buscarão a vaga para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.
Análise do Mundial
A estreia aconteceu no dia 11 de janeiro contra a França, na Arena Mercedes-Benz. Com placar final de 22(13):(16)24 para a França. A Alemanha foi a segunda adversária num jogo favorável para os alemães que sustentaram o placar à frente dos brasileiros, terminando em 34(15):(8)21.
Nas partidas seguintes contra Sérvia, Rússia e Coréia foram três vitórias e o passaporte para a segunda fase, o Main Round , que até então, era apenas um sonho. Com os placares de 22(11):(14)24 sobre a Sérvia, 23(10):(15)25 em cima da Rússia e 35(18):(10)26 na Coréia Unificada, o Brasil seguiu na competição, passando em terceiro no grupo.
No Main Round , o grupo do Brasil foi uma parte II do ‘ Grupo A da Morte ’ na fase classificatória. No jogo contra a Croácia os brasileiros fizeram história ao dominarem o jogo, superando o adversário europeu pelo placar final de 29(17):(13)26. Completaram quatro vitórias seguidas até que a Espanha fez a segunda partida com o Brasil e quebrou a boa fase brasileira.
O Brasil encerrou a participação no Mundial com a mesma pontuação da Croácia e Espanha, porém segundo o critério de desempate, que é o saldo de gols, a Croácia ficou em terceiro, a Espanha em quarto e o Brasil em quinto no grupo. Croácia e Espanha seguem para a disputa de 5º a 8º lugares.
A campanha brasileira neste mundial em 2019 foi a melhor até agora na história do handebol masculino. Até então, a melhor colocação havia sido na Espanha, em 2013, com o 13º lugar.