A motivação é um aspecto importante em qualquer local da vida, trabalho, lazer, estudos.... Motivar-se precisa ser uma rotina regular. Mas, não é algo tão simples de se conseguir.
Esta é apenas uma das áreas de atuação que um coach pode te ajudar. E para conhecer um pouquinho mais sobre essa profissão que vem crescendo e ganhando muitos adeptos, conversamos com Flavia Gouveia, coach portuguesa que vem em uma ascensão muito grande na função.
Nascida na Ilha da Madeira (mesmo local que o Cristiano Ronaldo), em Portugal, Flavia Gouveia trabalha como coach de Alta Performance desde 2012. Mas voltada para a área do esporte, Flavia ver o mercado crescendo muito em Portugal, principalmente, após o titulo da Seleção Portuguesa de Futebol na Eurocopa 2016.
"O mercado nesta área tem vindo a crescer, em Portugal. Também a vitória da Seleção Nacional no Europeu 2016 ajudou muito uma vez que um dos atletas teve o acompanhamento de uma Coach Mental. Noto que no Brasil este mercado já está mais sólido. Neste momento vejo que o coaching de Alta Performance é visto como uma maior necessidade o que é importante tanto a nível do desporto, tanto nas empresas, ou para clientes em particulares." Disse.
Flavia conta que sempre teve uma ligação com a área esportiva, desde pequena acompanhava jogos de futebol. E ao trabalhar com um cliente ligado ao esporte viu que aquela era realmente a área que queria focar.
"Decidi que queria seguir esta área quando percebi que era possível conjugar duas grandes paixões, potencializar nos outros uma vida melhor e o esporte.
Comecei com 6 anos a ver jogos de Futebol com o meu pai e o meu tio na Ilha da Madeira. Adorava a capacidade que os jogadores tinham de ir atrás dos objetivos e todo o ambiente que se criava à volta. A primeira vez que trabalhei com um cliente no âmbito desportivo senti tudo aquilo que se sente quando estamos apaixonados, aquelas borboletas na barriga aquela sensação de querer mais. Hoje quando os meus atletas ligam e contam que conseguiram alcançar as suas metas é o melhor que posso sentir por viver dentro de um grande sonho."
Apaixonada por esportes, Flavia Gouveia é licenciada em Educação Social e chegou a exercer a profissão por 6 anos chegando a trabalhar com famílias carentes e jovens, até conhecer o Coach e se encantar.
"Sempre fui apaixonada por esportes e desenvolvimento humano, comecei por fazer uma licenciatura em Educação Social e trabalhar entre 2008 e 2014 com famílias carentes e jovens no âmbito do desenvolvimento de competências. No decorrer desse processo através de um familiar que trabalhava com esportes conheci o Coaching e foi amor à primeira vista." Afirma Flavia.
A jovem Coach da Ilha da Madeira ainda esclareceu para nossa equipe que um Coaching não foca somente em uma área específica, mas pode abranger vários âmbitos na vida das pessoas que procuram a ajuda do profissional.
"O coaching de Alta Performance trabalha várias áreas da vida do atleta ou um cliente individual, que passa desde o professor que está insatisfeito com a sua carreira ao Pasteleiro que gostaria de expandir o seu negócio na
sua rua." Disse Flavia.
O trabalho de Coaching vem se expandindo e ganhando muitos adeptos pelo mundo. Normalmente, quem procura o coaching tem uma necessidade especifica, ausência de resultados, falta de motivação, um cansaço extremo, no caso do esporte falta de auto-estima e confiança devido a uma lesão ou uma pausa prolongada entre outras situações. Por esse motivo tem sido cada vez mais comum ver clubes de futebol e empresas apostando no trabalho de Coaching para os colaboradores.
Segundo Flavia, o Coach de Alta Performance tem como principal ferramenta fazer as melhores perguntas para o cliente conseguir chegar às suas melhores respostas.
"Assim que é iniciado o processo, é feita uma avaliação para analise das principais causas que levam o atleta ou cliente a sentir muita dor e poucos resultados. Após esse processo são definidas linhas estratégicas com um plano de ação para que o cliente entre em ação, melhore o seu estado, tenha melhores resultados e obtenha mais prazer. Este processo pode levar de 6 meses a 1 ano, o que significa que tem um impacto global na vida de quem desenvolve." Explica a Coach quando perguntada sobre como funciona seu trabalho.
Ela ainda explica que os serviços de um coaching pode ser utilizado em qualquer momento da vida ou carreira da pessoa! Já que, segundo ela, "a capacidade que as pessoas têm para viverem o momento, cuidarem de si, aumentarem a sua felicidade e o prazer tem vindo a diminuir significativamente."
"O Coaching de Alta Performance pode atuar em qualquer momento da carreira ou vida. Neste momento queremos tudo para "ontem", a capacidade
que as pessoas têm para viverem o momento, cuidarem de si, aumentarem a sua felicidade e o prazer tem vindo a diminuir significativamente. O que conduz a vários estados de dor, frustração, raiva causando baixos níveis de produtividade, energia, foco e harmonia familiar e amigos." Confirmou Flavia Gouveia.
A Coaching portuguesa ainda finaliza dizendo que o resultado final depende do esforço e compromisso dos dois lados, tanto do profissional, quanto da pessoa que procura os serviços.
"O resultado do processo de coaching passa pelo compromisso de ambas as partes, o Coach que acompanha e o Coachee que está a desenvolver o processo."
No fim, Flavia Gouveia deixa agradecimento para equipe do Top Sports na primeira entrevista para um cna do Brasil.
"Um agradecimento muito especial a toda a equipe do Top Sports é um prazer muito grande fazer esta partilha de Portugal convosco."