Federação de Rugby da Bahia busca vinculação à Confederação Brasileira de Rugby. (Foto: FEDERAÇÃO DE RUGBY DA BAHIA)
A Federação de Rugby da Bahia (FRB) enviou pedido de filiação à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Mas, teve seu pedido negado segundo comunicado publicado na última quinta-feira (21).
Segundo a CBRu, a decisão da não vinculação foi tomada na última reunião do Conselho Administrativo. A entidade máxima do rugby nacional alegou que a Federação de Rugby da Bahia ficou na pendência de um requisito referente ao cenário atual de árbitros. Hoje, o Estatuto indica que são necessários quatro árbitros Nível 2 World Rugby e a federação baiana não atende essa exigência.
A Confederação Brasileira de Rugby ainda salientou que está em andamento uma proposta de modificação do Estatuto para diminuir a quantidade necessária de árbitros Nível 2 World Rugby para dois. Porém, como a FRB ainda não estaria cumprindo esse mínimo exigido, a CBRu convidará a Federação de Rugby da Bahia a participar dos cursos de capacitação de árbitros Nível 2 World Rugby que ocorrerão em junho, dias 20 e 21.
A FRB foi convidada para participar do Campeonato Brasileiro de Rugby Juvenil, Copa Cultura Inglesa, quando terá a oportunidade de competir com time feminino e masculino no torneio.