Como acontece anualmente, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) divulga o procedimento para que skatistas amadores de todas as modalidades possam solicitar à entidade os seus reconhecimentos como aptos a acessarem a categoria Profissional, a principal do skate como esporte.
Com antecedência inédita de 4 meses na divulgação do processo, a entidade busca desta maneira auxiliar os skatistas no planejamento de carreira e consequente apresentação do material a ser avaliado em um ano atípico por conta da Covid-19 e suas consequências, como a suspensão ou adiamento das competições.
A diretoria da CBSk receberá as solicitações e, através de critérios pré-estabelecidos, avaliará juntamente com os Comitês de cada modalidade (Street, Park, Vertical, Downhill Speed, Slalom, Downhill Slide e Freestyle) quais candidatos cumprem os requisitos para serem reconhecidos como skatistas profissionais. O patamar os credencia à disputa das principais competições nacionais, como o Circuito Brasileiro.
Os Comitês de cada disciplina do skate são formados por skatistas profissionais eleitos pelos seus próprios pares para mandatos de 2 anos. A cada início desse ciclo, esses órgãos são reconstituídos e passam a delegar, juntamente com a diretoria da Confederação, nas diretrizes esportivas do skate, tais como regulamentos de competições e, no caso, reconhecimento de novos skatistas profissionais.
Neste ano de 2020, para ingresso na categoria profissional a partir de 2021, os solicitantes poderão pedir seu reconhecimento através de 2 critérios, sendo eles: Critérios Objetivos (resultados em competições) e Critérios Subjetivos (carreira construída até o momento pelo skatista).
Para os Critérios Objetivos, a CBSk fará com antecedência a divulgação de quais eventos serão válidos para a obtenção ou aferição dos resultados entre 2018 e 2020.
Por sua particularidade mercadológica e cultural, diferente dos demais esportes, o skate também credencia candidatos que não solicitam seu ingresso na categoria Profissional somente por resultados esportivos ou performáticos. Neste caso, com base em Critérios Subjetivos, o solicitante tem avaliada a sua trajetória e carreira como skatista. São avaliados por exemplo critérios que envolvem exposição na mídia (entrevistas em revistas, sites, programas de televisão etc), aspectos mercadológicos (patrocínios, projetos com marcas especializadas etc) e também esportivos (tempo de skate, fatos e conquistas relevantes para a modalidade praticada pelo solicitante etc).
Os pedidos de profissionalização, juntamente com o material a ser apresentado (resultados no caso dos Critérios Objetivos e currículo como skatista para os Critérios Subjetivos), deverão ser enviados para o email comunicacao@cbsk.com.br de 15 novembro a 15 de dezembro de 2020. A lista com os pedidos aprovados será divulgada nas redes sociais, site e release da CBSk até 15/01/2021.